Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CAÇA AO COELHO - BALANÇO/2011

Terminada que está  a época da caça ao coelho no ano de 2011, convém  registar alguns factos que fomos observando desde  meados de Setembro até 18 de Dezembro no que toca  à caça ao coelho. Assim, há que anotar a  questão que mais ressaltou à vista de quantos  percorreram  a ZCA de Caria  que foi, contra o que se poderia  esperar um aumento visível  do número de efectivos que foram sendo localizados e também abatidos. Assim se pode concluir que  embora no início da época, portanto no Verão, não se vissem muitos  efectivos, o certo é que eles existiam e preferiam  esconder-se no sub-solo, de onde só saíram quando o tempo arrefeceu acentuadamente e então procuraram os lugares mais  solarengos  e mato denso onde depois os fomos encontrar.
 Por outro lado  há que concluir também que as doenças que habitualmente  atacam durante o Verão, desta vez, não foram, tão pronunciadas a partir de Setembro, tendo-se verificado mesmo que  algumas unidades que foram avistadas em Setembro e por serem demasiado juvenis não foram abatidas,no final , em Dezembro eram animais adultos, bem constituídos e  a "ninhada"  manteve o seu efectivo.
Podemos , desta forma ter alguma esperança que o número de animais venha a aumentar e aproximar-se dos totais de há alguns anos atrás, recuperando assim  uma população que todos desejamos  grande, forte e saudável.
Esperamos  pois que o bom sinal de fim de época se mantenha durante todo o defeso e no próximo ano se confirmem as nossas previsões de  crescimento e consequente aumento de população.

                                                                * * * * *
     No que toca à caça destes nossos adversários domingueiros, claro que é preciso ter bons  "aliados de canil"  e também "olho vivo e  pé ligeiro", para não falar   do  "engenho e arte"  que tanto jeito dão nesta actividade, pelo que,  quando encontramos alguns dos nossos  correlegionários aborrecidos  porque  as jornadas de caça não lhes correm tão bem como desejavam.... está-se mesmo a ver que  a estes falta qualquer uma destas três virtudes, mas, meus amigos  há que batalhar porque  qualquer delas  é  alcansável desde que  haja vontade e ...trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário