Terminada que está a época da caça ao coelho no ano de 2011, convém registar alguns factos que fomos observando desde meados de Setembro até 18 de Dezembro no que toca à caça ao coelho. Assim, há que anotar a questão que mais ressaltou à vista de quantos percorreram a ZCA de Caria que foi, contra o que se poderia esperar um aumento visível do número de efectivos que foram sendo localizados e também abatidos. Assim se pode concluir que embora no início da época, portanto no Verão, não se vissem muitos efectivos, o certo é que eles existiam e preferiam esconder-se no sub-solo, de onde só saíram quando o tempo arrefeceu acentuadamente e então procuraram os lugares mais solarengos e mato denso onde depois os fomos encontrar.
Por outro lado há que concluir também que as doenças que habitualmente atacam durante o Verão, desta vez, não foram, tão pronunciadas a partir de Setembro, tendo-se verificado mesmo que algumas unidades que foram avistadas em Setembro e por serem demasiado juvenis não foram abatidas,no final , em Dezembro eram animais adultos, bem constituídos e a "ninhada" manteve o seu efectivo.
Podemos , desta forma ter alguma esperança que o número de animais venha a aumentar e aproximar-se dos totais de há alguns anos atrás, recuperando assim uma população que todos desejamos grande, forte e saudável.
Esperamos pois que o bom sinal de fim de época se mantenha durante todo o defeso e no próximo ano se confirmem as nossas previsões de crescimento e consequente aumento de população.
* * * * *
No que toca à caça destes nossos adversários domingueiros, claro que é preciso ter bons "aliados de canil" e também "olho vivo e pé ligeiro", para não falar do "engenho e arte" que tanto jeito dão nesta actividade, pelo que, quando encontramos alguns dos nossos correlegionários aborrecidos porque as jornadas de caça não lhes correm tão bem como desejavam.... está-se mesmo a ver que a estes falta qualquer uma destas três virtudes, mas, meus amigos há que batalhar porque qualquer delas é alcansável desde que haja vontade e ...trabalho!
Sem comentários:
Enviar um comentário