Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

VEM AÍ A NOVA ÉPOCA VENATÓRIA DE  2012/2013

Estamos em Junho/2012 e  a nova época venatóra já se iniciou a um do corrente e na ZCA do C.C.P.Caria,também  já se começam a evidenciar alguns "artistas". Que o diga o nosso  mais jovem associado, Ricardo Soares, que até parece ter vindo de  propósito da Suiça para, em duas  épocas de lua seguidas,  ter abatido já dois belos exemplares de javali. Será que o rapaz tem muita sorte ou faz por ela?
Ricardo, seja como for, continua  a  afrontá-los, que eles  andam a  causar muitos prejuízos  e os proprietários queixam-se  e  com razão, mas a estes  pedimos alguma paciência enquanto tentamos minorar os efeitos.

Já  na mira da nova época e da abertura à rola e pombos, constatamos   que  estas espécies já se vão mostrando  na área da ZCA, pelo que esperamos que, até 19 de Agosto, quando  contra eles abrirmos as ostilidades,se vão juntando e nos proporcionem umas belas jornadas de caça.

Quanto às restantes espécies cinegéticas,ainda não temos  muita informação no que respeita às perdizes, tendo, porém, já sido avistados  alguns casais com bandos de  ( 12 e 9 )   perdigotos, pelo que se  deduz ter havido  boas condições de reprodução. Veremos o que esta nova época nos vai trazer!

No que diz respeito aos coelhos, tudo indica que  se continuam a reproduzir  e a manter  em bom número  já que têm sido avistados bastantes exemplares, essencialmente nas  zonas  de maoir densidade de mato. Neste caso teremos que aguardar pelo dia 9 de Setembro para  confirmar estas boas previsões.

Ora, nesta altura do ano e a pouco mais de dois meses da abertura ao coelho, não se esqueçam, caros  confrades, que os tais nossos amigos de canil precisam de exercício e treino, pelo que, há que  levantar cedinho da cama e, pela fresca, levá-los  ao campo de treino de cães, para que, também eles  se encontrem aptos  quando  a abertura chegar. Se assim não fizermos, então depois,não podemos  queixar-nos que estes "não trabalham" e estão pior que no fim da época passada...

Sem comentários:

Enviar um comentário